CONTRATO
DE APRENDIZAGEM
CLASSE
VIRTUAL – UNIVERSIDADE ABERTA
CURSO
DE ENVELHECIMENTO ATIVO
- Contrato de Aprendizagem
Ano
Letivo: 2018/19
Formador:
Sandro
Jorge
- Expetativas e Objetivos
Mantendo contacto com as pessoas
idosas, facilmente podemos constatar que existem formas distintas de
envelhecer. Ora, um envelhecimento “bem sucedido” ou “ativo”
não dependerá somente de fatores como a sorte ou do nosso
património genético herdado. Depende no essencial de cada um de
nós, em função das nossas escolhas, ações e responsabilidades
individuais.
A saúde, mas também os nossos
comportamentos, as amizades e os contextos de vida, as condições
socioeconómicas e o ambiente onde nos inserimos, determinam os
nossos percursos individuais, havendo um balanço constante entre os
fatores da pessoa e do meio, guiados por significados, representações
e valores.
É neste sentido, de exploração ao
conceito – Envelhecimento Ativo – com aplicabilidade prática no
quotidiano, que pretendemos contribuir para a melhoria da cada
qualidade de vida de cada formando/a.
Os objetivos deste Curso de
Envelhecimento Ativo, consistem em:
- Proporcionar aquisição de novos saberes nos domínios social e da saúde;
- Contribuir para o reajustamento e/ou (re)definição dos percursos de vida dos seniores;
- Promover a continuação de um envelhecimento ativo e positivo;
- Proporcionar um espaço sociocultural digital aberto, interativo e colaborativo com o confronto de ideias integradas em classes virtuais.
- Competências a adquirir
Pretende-se que no final desta ação
o/a formando/a adquira:
- O desenvolvimento de competências analíticas e de reflexão crítica sobre situações concretas do Envelhecimento Ativo;
- O desenvolvimento de capacidades para a realização de atividades práticas, de forma autónoma e assertiva no domínio do Envelhecimento Ativo.
- Conteúdos
Módulo
1:
Exercite o seu corpo
Módulo
2: Coma
bem
Módulo
3:
Refine a sua mente
Módulo
4:
Melhore seu bem-estar
- Metodologia de trabalho online
A metodologia de trabalho sofre
algumas variações, em cada um dos módulos, contudo existem aspetos
comuns que salientamos:
- períodos de estudo e de reflexão individual em textos ou outros materiais;
- períodos de trabalho em pequenos grupos que permitam desenvolver aprendizagens colaborativas sob o título de “desafios”;
- elaboração conjunta de uma e-atividade prática aplicável a pequenos grupos de familiares/amigos, requerendo análise crítica aos conteúdos formativos disponibilizados.
- Recursos
Parte significativa dos conteúdos
formativos serão disponibilizados aos formandos através dos 4
Módulos. Contudo, é provável que durante o decurso da Ação de
Formação venham a ser sugeridos outros trabalhos/conteúdos de
interesse cuja consulta e seu uso ficará ao critério dos formandos.
Incentiva-se vivamente a pesquisa autónoma de cada formando/a.
- Ambiente
As
atividades de ensino-aprendizagem desta Ação de Formação decorrem
na plataforma de eLearning
da
Universidade Aberta e em softwares típicos da Web 2.0.
Todas
as informações e e-atividades relativas a esta Ação serão
disponibilizadas em ambiente de classe virtual. É privilegiada a
comunicação assíncrona, com relevo para o fórum de discussão.
Tendo em conta as leituras, o acesso à plataforma, o download
de
ficheiros, eventuais pesquisas, a elaboração de reflexões
individuais e a participação nos trabalhos de grupo ou nas
discussões gerais, aconselha-se que cada formando/a programe
semanalmente o seu trabalho.
Recomenda-se a frequência diária
deste módulo.
- Sequência
Sequência das atividades de
aprendizagem
Módulo
1: Exercite o seu corpo
Decorre entre 02 e 08 de abril
Metodologia
de trabalho:
Os formandos deverão ser
organizados em grupos. A partir desse momento serão constituídos
fóruns de trabalho para cada grupo, o qual deverá ser acompanhado
pelo formador.
Na primeira semana serão
disponibilizados diversos materiais relativos à temática do
Exercício Físico, o qual deverá proceder-se a uma leitura
criteriosa, análise crítica, debate e discussão em cada grupo.
A segunda semana ficará destinada à
realização do trabalho de grupo, onde deve constar a apresentação
de um plano de exercício físico programado com a duração de 30
minutos.
Temas:
Os temas do trabalho neste módulo
centram-se nos benefícios da atividade física, riscos da
inatividade física e atividades recomendadas.
Módulo
2: Coma bem
Decorre entre 09 e 15 de abril
Metodologia
de trabalho:
Os formandos deverão ser
organizados em grupos. A partir desse momento serão constituídos
fóruns de trabalho para cada grupo, o qual deverá ser acompanhado
pelo formador.
Na primeira semana serão
disponibilizados diversos materiais relativos à temática da
Alimentação, o qual deverá proceder-se a uma leitura criteriosa,
análise crítica, debate e discussão em cada grupo.
A segunda semana ficará destinada à
realização do trabalho de grupo, onde deve constar a apresentação
de uma ementa semanal com alimentação saudável.
Temas:
Os temas do trabalho neste módulo
centram-se na importância do comer bem, a uma dieta adaptada e aos
planos de mudança.
Módulo
3: Refine a sua mente
Decorre entre 16 e 22 de abril
Metodologia
de trabalho:
Os formandos deverão ser
organizados em grupos. A partir desse momento serão constituídos
fóruns de trabalho para cada grupo, o qual deverá ser acompanhado
pelo formador.
Na primeira semana serão
disponibilizados diversos materiais relativos à temática do
funcionamento cognitivo, o qual deverá proceder-se a uma leitura
criteriosa, análise crítica, debate e discussão em cada grupo.
A segunda semana ficará destinada à
realização do trabalho de grupo, onde deve constar a apresentação
de uma atividade de estimulação cognitiva.
Temas:
Os temas do trabalho neste módulo
centram-se nos fatores que influenciam o funcionamento cognitivo,
como manter a mente ativa, exercícios de estimulação cognitiva e
estratégias de memorização.
Módulo
4: Melhore seu bem-estar
Decorre entre 23 e 29 de abril
Metodologia
de trabalho:
Os formandos deverão ser
organizados em grupos. A partir desse momento serão constituídos
fóruns de trabalho para cada grupo, o qual deverá ser acompanhado
pelo formador.
Na primeira semana serão
disponibilizados diversos materiais relativos à temática do
funcionamento cognitivo, o qual deverá proceder-se a uma leitura
criteriosa, análise crítica, debate e discussão em cada grupo.
A segunda semana ficará destinada à
realização do trabalho de grupo, onde deve constar a apresentação
de um plano com atividades de lazer, seja ele promotor de bem-estar
físico, mental ou social.
Temas:
Os temas do trabalho neste módulo
centram-se na demonstração de estratégias que podem otimizar o
bem-estar (lazer e relaxamento), orientação para a adoção de uma
atitude proativa na vida.
- Avaliação
Avaliação das aprendizagens
A avaliação assume o regime de
avaliação contínua decorrente dos contributos individuais
expressos nos fóruns. Serão avaliados, igualmente, a pertinência
dos contributos nos trabalhos de grupo.
Assim, para concluir a ação de
formação com aproveitamento, o/a formando, terá que:
- Participar nas discussões realizadas nos diferentes fóruns: 40% (8 valores);
- Participar na elaboração dos trabalhos de grupo: 60% (12 valores).
Sem comentários:
Enviar um comentário